Começa o outono europeu e com ele a paisagem mais bonita

Imagem

Amsterdam

Amsterdam

Enquanto aqui no Brasil a primavera acabou de chegar, na Europa é o outono que começa a dar as caras e deixar as árvores com aquele tom amarelado que tanto vemos em filmes e em fotos. Eu já estive na Europa durante a primavera e também durante o outono e vou ser muito sincera: não sei dizer qual estação é mais bonita! Ok, eu sei que a primavera é maravilhosa e o Keukenhof abre as portas como contei aqui, mas, confesso que a paisagem muda e deixa o velho mundo ainda mais encantador!

Paris, France

Paris

É importante saber que de modo geral, o outono europeu começa sempre por volta do dia 20 de setembro e termina pelo dia 15 de dezembro. Durante essa estação, o tempo fica bastante instável e pode ter sol, chuva, calor e frio tudo no mesmo dia!

Claro, que isso depende do mês e também da região, pois já peguei 34ºC em Viena no final de setembro, mas também já passei frio de 0ºC em Amsterdam no começo de novembro.

É raro nevar nessa época, apenas no final de novembro e começo de dezembro que a neve começa a cair em alguns países e mesmo assim em pouca quantidade.

Bruxelas, Bélgica

Bruxelas

Apesar da impressão de clima ameno, a temperatura vai diminuindo dia após dia, pois o local está se preparando para receber o inverno. Por isso, a melhor dica que posso dar é, mesmo que de manhã esteja aquele céu azul e um lindo sol, isso não é sinônimo de que o verão voltou, então leve um casaco (e um guarda-chuva) e você verá que no final do dia ele vai ser útil!

Brussels, Belgium

Bruxelas

Rome, Italy

Roma

Agora vamos às (minhas) experiências da vida real! No mês de setembro é comum ter uns dias mais fresquinhos e até mesmo um ou outro dia de calor, pois o outono só está começando.

Nesse período, você ainda consegue ver os jardins floridos, as floreiras coloridas, árvores cheias de frutas e na maior parte da Europa, um casaco leve é suficiente (claro que se for um impermeável é melhor).

Em setembro, peguei calor na Áustria (34ºC), um clima fresquinho na República Tcheca (21ºC) e um friozinho (16ºC) na Alemanha.

Em outubro o outono começa de verdade. As folhas amareladas começam a cair no chão e frentes frias são cada vez mais constantes. Sem contar que, como disse, o tempo fica meio maluco e com isso você terá mais dias de chuva.

Amsterdam

Amsterdam

Sim, nessa época chove mais, mas não são chuvas torrenciais. É aquela coisa, se você quiser dias de sol programe-se para ir no verão.

New York

Nova York

Já em novembro a coisa descamba e o frio começa de vez. Mesmo estando muito mais frio, a paisagem fica ainda mais linda. Tive menos dias de chuva em novembro do que nos outros meses.

Amsterdam

Amsterdam

Mas, não se engane, o céu azul em nada diminui a friaca. Como nesse mês o inverno está ainda mais próximo, posso dizer que não houve um dia sequer sem usar casaco (um pouco mais pesado). Em novembro passei um frio gostoso (uns 12ºC) na Bélgica, um frio já intenso na Holanda (0ºC) e muito frio + muito vento da Irlanda (-4ºC).

Rome, Italy

Roma

Se você está de passagens marcadas para viajar pela Europa em Dezembro e Janeiro, vá MUITO bem preparado! É frio! Mas é uma delícia! Se você está com dúvidas de como se vestir no inverno, clica aqui, que tem muitas dicas quentinhas (ok, trocadilho infame esse kkk).

Bruxelas, Bélgica

Bruxelas

É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram

12 Comentários para: “Começa o outono europeu e com ele a paisagem mais bonita

  1. Nanci

    Flor,

    Conheci seu blog em uma pesquisa na net e estou amando!!! Amei as dicas sobre o outono na Europa. Estou planejando viajar para lá e escolhi este período do ano para ir. É vc que alimenta as publicações do face também?

    Responder
    • Iara Vilela Arquivos do autor: %s

      Oi Nanci, muito obrigada! Europa durante o outono é linda demais (principalmente no final da estação)! Tenho certeza que vai se encantar. E sim, sou eu que alimento nosso perfil no Instagram e Facebook. :*

      Responder
  2. Bruna Gonçalves

    Oi! Amei o blog! *-*
    Em outubro irei para a Itália e a Espanha. É a primeira vez que vou para a Europa.
    Quais tipos de roupas você acha que devo levar na mala? rs
    Agradeço desde já pela ajuda.
    Beijos

    Responder
    • Iara Vilela Arquivos do autor: %s

      Oii Bruna! Tudo bem?
      Então, outubro na europa é aquele friozinho chato. Não é muito frio, mas podem ocorrer dias mais gelados (ou até dias bem quentes. Já peguei 36C em setembro). Ahahha Se vc for já pro final de outubro leva um casaco mais pesado já que vc pode pegar uns dias de chuva. Mas não deixe de levar algumas camisetas e blusas de manga de malha, que não são pesadas, mas esquentam um pouco. Aqui no blog tem um post de mala de inverno, mas ajuda a te dar ideia do que levar!

      Responder
      • rosa maria facanha sampaio

        Olá, Iara!

        Amei as noticias sobre o outono, pois é justamente nessa época que pretendo viajar para Suica e Austria em 2015.
        Mas, só fiquei em dúvida de uma coisa: se eu for no meio de outubro, ainda encontro aquelas arvores todas coloridas, aquele fenômeno que chamam de “foliage”? E as montanhas da Áustria estáo com os picos ainda cobertos de neve? Embora ainda nao esteja nevando? Tem possibilidade de comecar a nevar no final de outubro?
        Desculpe o tanto de perguntas, mas é que estou realmente ansiosa com essa viagem, embora falte tanto tempo ainda! Mas, já fico sonhando…
        Parabéns pelo seu blog!
        Grande abraco!
        Rosa.

        Responder
        • Iara Vilela Arquivos do autor: %s

          Em outubro você vai encontrar as árvores “alaranjadas” sim (pelo menos eu encontrei quando fui), só que não te garanto picos nevados na Áustria. Eu fui para a Áustria em Setembro e cheguei a ir em Grossglockner (estação de ski) e não vi NADA de neve. Mas assim, nada MESMO! Nem frio estava, eu vesti uma manguinha de malha e estava com calor! rss. Na época, o guia explicou que geralmente ainda tem algum gelo, mas naquele ano estava feio! Se você fizer questão de ver gelo/neve talvez tenha que ir em outra época. Mas sendo muito honesta (e intrometida) o outono é a estação mais bela! 🙂

          Responder
  3. Thais Dias

    Olá,

    pretendo ir na minha lua de mel para a Europa entre os dias 23 de novembro e 7 de dezembro.
    Gostaria de saber se nesse período ainda consigo ver paisagens bonitas de outono, ou se na prática já vai ser inverno, com as árvores secas e sem folhas no chão.
    Também estou com medo de fortes chuvas nesse período. Que locais da Europa você indicaria para essa época? Estou pensando em Madrid, Praga e Roma. Ou Zurique, Amsterdam e Praga.

    Obrigada

    Responder
    • Iara Vilela Arquivos do autor: %s

      oi Thais, tudo bem?
      Olha, é muito difícil dar certeza sobre meteorologia. Este ano por exemplo, a primavera chegou um pouco mais tarde, então não tenho como te dar garantias. Já estive em Roma no início de dezembro e em outubro em Amsterdam e ainda vi paisagem de outono, mas é muito incerto. Varia muito a cada ano.
      Dos lugares que citou não conheço Madrid e Zurique. Sou completamente apaixonada por Amsterdam e Praga, portanto elas são minhas dicas, mas Roma também é uma ótima cidade.

      :*

      Responder
  4. Walfredina mota de Alencar

    Olá
    Adoro viajar no outuno pra Europa, mas sempre fico com duvidas com relação ao que vestir. Viajo amanhã pra Londres, Amsterdam e Paris onde vou ficar até final de outubro. Obrigada pelas dicas. Adorei.

    Responder
    • Iara Vilela Arquivos do autor: %s

      Oi, Wal. Tudo bem?

      Olha, a melhor dica que posso te dar para os dias mais frios é usar a técnica da cebola, que é se vestir em camadas. Assim vai poder colocar mais ou menos peças de roupa de acordo com a temperatura.

      😉

      Responder
  5. Guilherme

    Olá,
    Estou pensando em ir a Roma na primeira semana de Dezembro (1 a 8) e talvez dar uma esticada até Florença. Vc sabe como é o clima nesse período? O tempo fica aberto? As cidades ficam bonitas?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *